Vá ao Menu Superior > File [Arquivo] > New [Novo].
Na próxima janela você precisa definir o nome e as medidas do documento. Selecione a opção CMYK no campo ‘Primary color mode’ e insira no campo pelo menos 300dpi no campo ‘Rendering resolution’. Clique em OK.
Seu arquivo deve ficar com essa aparência.
Verificar ou alterar o tamanho do seu arquivo é muito simples. O tamanho da sua página fica visível no menu superior quando não há nenhum objeto selecionado. Neste mesmo lugar você pode editar suas medidas caso não estejam de acordo com o tamanho solicitado no orçamento feito no nosso site.
Na janela Options, abra a opção Document [Documento] > Page Size [Tamanho da página].
No painel Bleed [Sangria] coloque a medida de 3mm no campo editável e acione a opção ‘Show bleed area’ [Mostrar área de sangria].
Com a janela ainda aberta, vá ao menu à esquerda e abra a aba Guidelines [Guias] > Presets [Pré-definidos]. Na parte superior acione a opção ‘User defined presets’. Acione o painel Margins, coloque pelo menos 3mm em todos os campos. Clique em OK
Seu documento deve ficar com aparência semelhante à mostrada abaixo. Depois, estenda ou complete o fundo da sua arte para a área de sangria.
De certa forma, imagens e elementos ilustrativos são indispensáveis para uma boa peça gráfica. As imagens podem ser basicamente de dois tipos: vetor e bitmap. O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor (a imagem é formada pela união desses pixels). A resolução (dpi) mede a qualidade e nitidez de um bitmap. “DPI” (dots per inch) significa pixels por polegada.
Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem.
Veja o exemplo abaixo:
Acima, vemos um degradê com 10 pixels por polegada, e um oposto com 300 pixels por polegada. Ao lado, a imagem que cada configuração irá gerar. Vê-se que a má resolução (10 dpi) deixa evidente os pixels e prejudica a qualidade da imagem. Os pixels em volta da imagem sofrem pequenas alterações para suavizar o contorno.
Para que a sua imagem esteja adequada para impressão ela deve possuir uma definição de pelo menos 300dpi. Isso garante que a imagem, ao ser impressa, fique em alta qualidade.
Portanto, se você colocar alguma imagem em sua arte, certifique-se de que ela está em alta definição. Caso contrário, sua imagem pode ficar “pixelizada” ou com um aspecto “embaçado”.
Para verificar se a imagem em seu documento está em alta definição você deve seguir as seguintes instruções:
Para verificar a resolução da sua imagem vá ao Menu Superior > Window [Janela] > Dockers [Abas] > Object Propertiess [Propriedades do objeto].
Uma aba se abrirá no lado direito de sua tela. Selecione a imagem que deseja verificar e certifique-se de que sua imagem esteja no Color Mode CMYK e com resolução de pelo menos 300dpi. No caso abaixo, a resolução está apropriada para impressão (310dpi), mas a imagem está em RGB.
Caso a resolução esteja menor que 300dpi é preciso usar outra imagem de maior resolução. Se o modo de cor estiver em RGB, como no caso acima, é possível convertê-lo em CMYK indo ao Menu Superior > Bitmap [Bitmap] > Convert to Bitmap [Converter em Bitmap].
Na próxima janela insira pelo menos 300dpi no campo ‘Resolution’ [Resolução] e selecione a opção CMYK, no campo ‘Color mode’ [Modo de cor]. Marque as duas opções no painel ‘Options’ e clique em OK.
- Procure sempre montar a sua arte no modo de cor CMYK desde o começo, como é demonstrado no Item “1”. Caso não tenha feito isso, siga nossos passos abaixo para fazer a conversão para CMYK.
O processo de impressão utilizado pela Gráfica Recife é a impressão offset. O modo como a cor é formada nesse processo é pelo método reticulado meio tom. Esse método se utiliza de pequenos pontos (retículas) de cor para compor as tonalidades desejadas, intercalando entre densidade dos pontos e o espaçamento entre eles. O nome dessa configuração de cor é CMYK (Cyan – Magenta – Yellow [amarelo] – Black [Preto]).
Portanto, para que você possa nos enviar sua arte é imprescindível que ela esteja no modo de cor CMYK.
Para converter seu documento em CMYK você deve seguir o tutorial abaixo:
Para transformar o modo de cor para CMYK no Corel é preciso selecionar os objetos que estão em RGB ou Pantone e convertê-los para CMYK individualmente. Isto torna o processo um pouco mais longo, porém ele ainda é relativamento simples.
Vá ate o Menu Superior > File > Document Properties
Uma janela contendo as informações técnicas do arquivo se abrirá. Nela podemos ver quantos objetos estão em RGB e se são imagens [bitmap], preenchimentos [Fill] ou contornos [Outlines]
Após constatar a existência de elementos que não sejam CMYK, clique em OK. O importante agora é localizar cada elemento e convertê-los para o modo de cor CMYK.
Vá ate o Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Replace Objects [Substituir objetos]Através deste recurso você pode localizar e substituir características específicas dos objetos pesquisados. Como iremos transformar objetos em RGB para CMYK, escolhemos a opção de ‘Replace a color model or palette’ [substitua modelo de cor ou paleta] e clique em ‘Next’.Na próxima janela assinale a opção ‘Find a color model’ [Ache um modelo de cor] e no campo em frente selecione a opção RGB. No painel ‘Replace color used as’ [Substitua cores usadas em] marque a opção ‘Fill’ e finalize o processo clicando em ‘Finish’ [Finalizar].Na próxima janela clique em ‘Find All’ [Ache todos] para selecionar todos os elementos que possuem preenchimentos em RGB e depois clique em ‘Replace All’ [Substitua todos]Após isso, repita o passo B novamente para contornos (o exemplo foi para preenchimentos), mudando apenas a seleção de ‘Fill’ para ‘Outlines’ na janela ilustrada abaixo:Após toda a pesquisa e substituição ter sido feita, uma aviso informará que não há mais objetos em RGB.
Agora que todos os objetos (contornos e preenchimentos) estão em CMYK, é preciso verificar as imagens. Para isso você deve seguir os próximos passos.
Vá ate o menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Find Objects [Encontrar objetos]Na próxima janela você deve especificar o que procura. Em nosso caso, ‘Bitmaps’ [Imagens]. Clique em ‘Next’.
Em seguida você deve especificar qual o tipo de bitmap que você busca. Para isso, clique em ‘Specify Properties for Bitmaps...’ [especifique as propriedades para Bitmaps]
Na tela que se abre você irá especificar que deseja procurar Bitmaps no modo de cor RGB. Clique em ‘OK’ e em seguida em ‘Next’ na janela anterior.Em seguida, nesta janela, confirme se as especificações da busca estão corretas na lista de elementos para pesquisar e clique em ‘Finish’ [Finalizar]
Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > ‘CMYK Color (32-bit)’. Desta forma, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > ‘CMYK Color (32-bit)’. Desta forma, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.Após isto você pode fechar a janela Find.
Para confirmar se não há mais nenhum elemento em RGB em seu arquivo vá novamente ao Menu Superior > File > Document Properties e confira se há algum objeto ou imagem em RGB.Se não houver, seu arquivo está completamente convertido para CMY. Se a arte já estiver aprovada você pode salvar o arquivo em PDF/X-1ª conforme demonstrado no item “Salvando Arquivos em PDF/X-1a” do nosso guia de montagem de arquivo.
- As fontes são conjuntos de estilos de letras. Quando instaladas em seu computador, você pode usá-las para qualquer composição de arte para qualquer arquivo que estiver montando. Quando se abre um mesmo arquivo em um computador diferente do que tenha sido usado para a montagem, podem ocorrer problemas com a aparência dos textos, pois a fonte pode não estar instalada no computador. Ou seja, o software não tem as informações necessárias para possibilitar a edição apropriada dos textos.
Por isso é importante que ao finalizar a edição você transforme suas fontes em curvas, ou incorpore suas fontes no arquivo. O ideal para a produção gráfica é sempre salvar o arquivo em formato PDF/X-1A, o que dispensa a conversão das fontes em curvas. - Atenção: Antes de começar este processo salve seu documento editável com outro nome, pois ao final deste processo não será possível editar seus textos.
Para transformar seus textos em curvas você deve ir ao Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Pesquisar e Substituir] > Find Objects [Pesquisar Objetos].
Na janela que se abre, selecione ‘Begin a New Search’ e clique em ‘Next’:
Na próxima janela você deve especificar o que deseja pesquisar. Em nosso caso, isso é ‘Text’ [Texto]
Clique em ‘Next’ [Próximo] na próxima janela.
E finalmente clique em ‘Finish’ [Finalizar].
Na última janela você deve clicar no botão ‘Find All’ [Encontre Todos].
Obs.: Caso apareça a janela abaixo, clique em ‘OK’. Esta opção possibilita que você selecione as fontes que estão agrupadas a outros objetos.
Após selecionar todas as fontes do seu documento, ainda com elas selecionadas, vá ao Menu Superior > Arrange [Arranjar] > Convert to Curves [Converter em curvas]. Desta forma todas as suas fontes serão transformadas em curvas.
- Antes de fechar seu arquivo, verifique sempre se ele está com as configurações de margens e sangrias correspondentes aos nossos padrões.
Para ter certeza que seu trabalho vai ser impresso sem problemas, sugerimos 3mm de sangria e 3mm de margem de segurança. [Vide item “Sangria e margem de segurança” do tutorial].
Para o Software Corel Draw vá ao menu superior > File (Arquivo) > Publish PDF [Publicar em PDF].
Logo em seguida se abrirá uma janela para escolher a pasta destino do arquivo. Nela, você deve colocar o nome de preferência do seu documento e no canto direito inferior clique em ‘Settings’ [Configurações].
Aparecerá a janela de configurações do PDF, na aba ‘General’ [Geral] no campo ‘PDF Preset’ [Predefinição] escolha a opção ‘Archiving (CMYK)’ [Arquivamento (CMYK)] e no campo ’Compatibility’[Compatibilidade] escolha PDF/X-1ª.
Na Aba ‘Prepress’ [Pré Impressão] marque a opção ‘Bleed Limit’ e no campo coloque a medida de 3mm. Marque também a opção ‘Preserve halftone screen information’. No painel ‘Printer’s marks’ marque as opções ‘Crop Marks’ [Marcas de Corte] e ‘Registration Marks’ [Marcas de Registro]
Clique em OK e em seguida salve seu documento.
- Criar um novo documento para impressão é simples, porém alguns detalhes devem ser sempre observados quanto à sua configuração. Iremos explicar esses detalhes neste tutorial.
Com o programa aberto, vá ao Menu Superior > File [Arquivo] > New [Novo]. O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor, e é formado pela união desses pixels. A resolução, em DPI, mede a qualidade e nitidez de um bitmap. DPI (“dots per inch”) significa “pixels por polegada”. Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem. Veja o exemplo abaixo:Uma janela se abrirá onde você definirá todas as configurações do seu documento. Em primeiro lugar, defina um nome para o seu documento no campo Name [Nome] e em seguida, no campo Profile [Perfil] escolha a opção Print [Impressão].
O próximo passo é definir o tamanho do seu documento. Neste tutorial usaremos o cartão de visita no formato 90x50mm como exemplo.
No campo Units [Unidades] escolha a opção de unidade que prefira. No nosso caso, usaremos Millimeters [Milímetros]. No campo Width [Largura] defina a largura do seu documento, e no campo Height [Altura] a altura do mesmo.
Na opção Orientation [Orientação] você tem uma prévia se seu arquivo estará no formato retrato (em pé) ou paisagem (deitado) possibilitando também que você mude a orientação do arquivo.
opção Bleeds [Sangria], em amarelo na imagem abaixo, coloque 3mm para qualquer documento que for montar.Na aba Advanced [Avançado], que pode estar fechada, você deve conferir se a opção Color Mode [Modo de Cor] está em CMYK e a opção Raster Effects [Efeitos de Rasterização] está em High (300 ppi) [Alta (300 ppi)]. Se não estiverem, selecione essas opções.
ATENÇÃO: Essas configurações são essenciais, pois definem itens primordiais para a fidelidade de cor da sua impressão.Feito isso, clique em OK e seu arquivo estará configurado.
O seu arquivo deve ficar com essa aparência:Caso seu arquivo não seja um cartão de visita, o tamanho do seu arquivo deve ser diferente, mas sua aparência deve ser similar a esta apresentada.
Com o seu arquivo aberto vá ate o menu superior e clique no botão ‘Document Setup’ [Configurações do documento].Abrirá uma janela onde você deve clicar no painel ‘Bleeds and View Options’ [Opções de Sangria e Visualização]. Na opção ‘Bleeds’ [Sangria] coloque em todos os campos a medida de 3mm.Feito isso, clique em OK. Seu arquivo deve ficar com uma linha externa cercando o documento, indicando até onde você deve “sangrar” os elementos que estão nas extremidades do papel, conforme o exemplo:Para aplicar as margens de segurança você deve selecionar usar um truque com a ferramenta ‘Rectangle’, pois as margens de segurança não existem dentro das configurações do Illustrator.
Selecione a ferramenta ‘Rectangle’ e dê um clique na tela.
Abrirá uma janela onde você pode editar as dimensões do retângulo. O tamanho deste retângulo deverá ter sempre 6mm de largura e 6mm de altura a menos do que sua arte final. Por exemplo, se o seu arquivo tiver o tamanho de um cartão de visita 90x50mm, você deve dimensionar o retângulo para o tamanho de 84x44mm, conforme o exemplo.Clique em OK.
Feito o retângulo, você deve centralizá-lo na página. Para isto, vá ao menu superior > Windows [Janelas]>Align [Alinhar].
Nesta janela no canto superior direito, clique no ícone ‘More Options’ [Mais Opções] e escolha a opção ‘Show Options’ [Exibir opções].
Abrindo este painel clique no ícone ‘Align To:’ [Alinhar a:] e escolha a opção ‘To Artboard’ [ao Artboard].
Após isso, para alinhar o retângulo no centro da página, selecione o mesmo e clique no ícone ‘Horizontal Align Center’ [Alinhar ao Centro Horizontalmente] e no ‘Vertical Align Center’ [Alinhar ao Centro Verticalmente]. Desta forma seu retângulo estará alinhado ao centro do Artboard.
- O uso de imagens em seus arquivos deve ser feito com muita atenção, pois nem sempre a boa visualização no monitor significa que sua impressão será de alta definição. Além, é claro, de estar em modo de cor RGB e não CMYK , que é o modo de cor da impressão offset.
De certa forma, imagens e elementos ilustrativos são indispensáveis para uma boa peça gráfica. As imagens podem ser basicamente de dois tipos: vetor e bitmap. O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor (a imagem é formada pela união desses pixels). A resolução (dpi) mede a qualidade e nitidez de um bitmap. “DPI” (dots per inch) significa pixels por polegada.
Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem.
Veja o exemplo abaixo:Acima, vemos um degradê com 10 pixels por polegada, e um oposto com 300 pixels por polegada. Ao lado, a imagem que cada configuração irá gerar. Vê-se que a má resolução (10 dpi) deixa evidente os pixels e prejudica a qualidade da imagem. Os pixels em volta da imagem sofrem pequenas alterações para suavizar o contorno.
Para que a sua imagem esteja adequada para impressão ela deve possuir uma definição de pelo menos 300dpi. Isso garante que a imagem, ao ser impressa, fique em alta qualidade.
Portanto, se você colocar alguma imagem em sua arte, certifique-se de que ela está em alta definição. Caso contrário, sua imagem pode ficar “pixelizada” ou com um aspecto “embaçado”.
Para verificar se a imagem em seu documento está em alta definição você deve seguir as seguintes instruções:
Abra o seu documento no Adobe Illustrator, vá até o menu Superior > Windows > Document Info.
Abrirá uma janela onde você poderá verificar as informações de todos os elementos do documento. No canto direito superior dessa janela clique no ícone ‘More Options’[Mais opções] e escolha a opção ‘Embedded Images’ [Imagens Incorporadas].
Selecione a imagem que deseja verificar. Na janela ‘Document Info’ aparecerão as informações dessa imagem. Na lista de propriedades da imagem verifique a informação ‘Resolution’ [Resolução].
A resolução deverá ser de pelo menos 300 by 300 pixels per inch [pixels por polegada]. Caso esteja uma resolução menor do que esta, sua imagem pode não estar adequada para impressão.
Obs.: não há como transformar uma imagem de baixa resolução em uma de alta resolução. É necessário usar imagens originais de maior qualidade, ou seja, você precisar remover a imagem em baixa e substituir por uma em alta.
Portanto, para que você possa nos enviar sua arte é imprescindível que ela esteja no modo de cor CMYK.
Para converter seu documento em CMYK você deve seguir o tutorial abaixo:
Vá ao Menu superior > File [Arquivo] > Documento Color Mode [Modo de cor] > CMYK Color
Desta forma você passa o seu arquivo para o modo de cor CMYK.
Para verificar e ter certeza, você pode também abrir a janela “Document Info” e verificar se o arquivo esta mesmo em modo de cor CMYK.
Apesar de não ser o software gráfico mais adequado para montar artes para impressão, existe uma forma correta de montar seu arquivo no Photoshop.
Vá ao Menu Superior > File [Arquivo] > New [Novo].
Na janela seguinte insira as medidas com pelo menos 6mm a mais para a sangria(3mm de cada lado). No campo ‘Resolution’, insira pelo menos 300 pixels/inch e no campo ‘Color Mode’ deixe CMYK16bits. Procure sempre deixar o campo ‘Background Contents’ como ‘Transparent’.
Obs: essas configurações são essenciais para a geração do seu arquivo. Nunca monte seu arquivo no Photoshop sem antes configurar estes campos.
Em seguida, clique em OK. Seu arquivo deve ficar com essa aparência.
O Photoshop não é o software ideal para se trabalhar com finalização de arquivos para impressão. Uma das razões para isso envolve justamente a marcação de margens e sangrias. Porém, ainda assim é possível fazer um arquivo para impressão, mas será necessário utilizar outros softwares para seu fechamento completo.
Para aplicar sangrias ao seu documento no Photoshop, é preciso alterar o tamanho do seu documento, pois não há como estender a arte além dos limites do canvas. O canvas determina a área visível da sua arte, portanto, para aplicar sangrias ao documento no Photoshop, você deve adicionar a medida das sangrias ao tamanho final do canvas.
Antes de aplicar sua sangria, coloque linhas guia nas extremidades do arquivo, para que você possa saber os limites do papel e marcar o limite das sangrias.
Aproveite e estabeleça também as margens, colocando-as pelo menos 3mm distantes da borda do arquivo.
Se as réguas não estiverem visíveis na sua tela, vá ao Menu Superior > View [Visualizar] > Rulers [Réguas] e arraste as guias para as extremidades do documento para definir as margens de segurança, como é exibido abaixo.Ex.: se estiver montando um cartão no tamanho de 90x50mm você deve adicionar a todos os lados 3mm de sangria, ou seja, seu (canvas) documento deve ter o tamanho de 96x56mm.
Para isso, vá ao Menu Superior > Image > Canvas Size [tamanho da tela de pintura].
Na próxima janela, adicione a medida de sangria no tamanho do seu documento, +6mm na altura e +6mm na largura.
Seu documento deve ficar com aparência semelhante à mostrada abaixo. Depois, estenda ou complete o fundo da sua arte para a área de sangria.
- Procure sempre montar a sua arte no modo de cor CMYK desde o começo, como é demonstrado no Item " Como criar o seu arquivo para impressão”. Caso não tenha feito isso, siga nossos passos abaixo para fazer a conversão para CMYK.
O processo de impressão utilizado pela Printi é a impressão offset. O modo como a cor é formada nesse processo é pelo método reticulado meio tom. Esse método se utiliza de pequenos pontos (retículas) de cor para compor as tonalidades desejadas, intercalando entre densidade dos pontos e o espaçamento entre eles. O nome dessa configuração de cor é CMYK (Cyan – Magenta – Yellow [amarelo] – Black [Preto]).
Portanto, para que você possa nos enviar sua arte é imprescindível que ela esteja no modo de cor CMYK.
Para converter seu documento em CMYK você deve seguir o tutorial abaixo:
Para transformar o seu arquivo para modo de cor CMYK vá ao Menu Superior > Image > Mode > CMYK Color
Fazendo isso, alguns avisos podem aparecer: Se houverem ‘Smart Objects’ [Objetos inteligentes] em seu documento, o primeiro aviso informa que a mudança de modo de cor acarretará em mudanças na aparência, e pergunta se você deseja rasterizar os Smart Objects. Clique em ‘Don’t Rasterize’ [Não Rasterizar].
O segundo aviso irá informar que a mudança de modo de cor pode descartar algumas camadas de ajuste.
Neste aviso você deve clicar em Merge [Mesclar], pois dessa forma você manterá a aparência dos ajustes do seu documento.
Obs: Caso você prefira clicar em OK, fique atento para qualquer mudança de aparência.O terceiro aviso apenas informará qual o perfil de cor ao qual o CMYK será aplicado (o perfil de cor é um padrão determinado de acordo com o sistema ISO adotado em cada país). Apenas clique em OK, pois o software já se ajusta a esse padrão automaticamente.Após estes processos todas as cores da sua arte serão convertidas em CMYK.Antes de passar a sua arte para modo de cor CMYK é importante que você visualize se nessa mudança haverá alterações significantes de aparência de cores.
Dica: caso você deseje visualizar o seu documento em CMYK sem mudar o seu modo de cor definitivamente, vá ao Menu Superior > View > Proof Colors
Na aba superior da sua janela do arquivo deve aparecer esta indicação, mostrando que a visualização do seu documento está em CMYK.Verifique a arte para checar a mudança nas cores que será efetuada com a conversão CMYK.
- A cor preto é largamente usada em projetos gráficos, pois nela estão empregadas características de visibilidade, contraste, sofisticação, peso e força. Ao mesmo tempo, o preto pode gerar muitos erros de impressão pelo seu mau uso, principalmente por causa de erros nas configurações dos programas de edição.
Para textos,linhas finas e pequenos elementos : o preto deve ser sempre usado de forma pura, ou seja, preto(K) 100%.
Sua paleta de cores para textos, linhas finas e pequenos elementos em preto deve estar sempre configurada da seguinte maneira:Para grandes áreas: no caso de fundos (e algumas vezes, imagens), o preto deve ser usado em sua configuração composta, ou seja, Ciano(C) 30%, Preto(K)100%. Chamamos esta configuração de “preto calçado” ou “preto chapado”. Para fundos chapados e grandes áreas, sua paleta de cores deve estar configurada conforme o exemplo abaixo:
As instruções deste tutorial foram feitas no Adobe Illustrator, porém servem para qualquer programa de edição de imagens. As paletas de cor trabalham da mesma forma em todos os software de edição de imagens, assim como o Adobe Photoshop, Adobe InDesign e Corel Draw, por exemplo.
- Quando se trata de impressão offset , é inevitável que o seu impresso tenha variação de registro de 2 ou 3 décimos de milímetro. Para elementos considerados médios e grandes, essa variação não fará diferença no resultado do impresso final. Porém, para elementos menores assim como linhas finas e textos com tamanho menor do que 8 pontos, essa variação pode ficar mais evidente.
Para evitar qualquer tipo de problema com a impressão, recomendamos que você não use mais de duas cores na composição desses pequenos elementos, pois pode acarretar perda de legibilidade no caso das fontes.
Veja o exemplo abaixo:Perceba que a fonte com quatro cores pode ficar com um efeito “desfocado”, dificultando muito a legibilidade do texto. Já a fonte com apenas uma cor, mesmo sendo pequena, não dificulta tanto sua leitura.
Para linhas finas (linhas com menos de 2 pontos de espessura), a lógica é a mesma. Digamos como exemplo que você configure a cor da sua linha para marrom. São necessárias três cores para compor o marrom: ciano, magenta e amarelo.
Desta forma, é possível que aconteça um erro conforme ilustra a imagem abaixo:Sua configuração desejada é uma linha marrom. Mas note que na impressão a variação de registro, apesar de pequena, pode tornar a linha que deveria ter apenas uma cor, em uma linha com cinco cores.
Para que não ocorra esse erro é importante que estes pequenos elementos não sejam formados por mais de duas cores em sua composição. Ou, caso possível, os elementos devem ser aumentados a um tamanho onde a composição de cores não cause problemas.
No nosso exemplo da linha marrom, seria ideal que a linha tivesse pelo menos 3-4 pontos de espessura, ou em caso de uma linha fina que a mesma não fosse feita em marrom, mas sim em uma única cor (por exemplo, no preto).
- Ao montar um folder que possua dobras, é importante estar atento às áreas de dobra e à margem de segurança de textos, fotos, ilustrações, etc. Isso porque ao fazer a dobra, a máquina pode variar em torno de 2 a 3 milímetros para cada lado, ou seja, se não houver uma margem de segurança no local onde o folder será dobrado, a dobra pode prejudicar o texto ou outro elemento importante.
Veja o exemplo que segue: - Lembre-se sempre de colocar esta margem mínima para que seu impresso possa sair da forma que deseja. Além disso, procure sempre fazer uma impressão teste e dobra-la à mão para verificar se as dobras estão nos lugares corretos. [Veja nosso tutorial sobre "bonecos" para saber mais].
6.1 - Formato Aberto e Fechado
Ao aplicar a dobra em seu material, você atribui um tipo de acabamento ao seu impresso. Dessa forma você cria duas versões dele, que chamamos de “formato aberto” e “formato fechado”.
Usemos como exemplo o famoso formato de folder DL, seu formato aberto possui as medidas 20x29,7cm divide-se em 3 partes sendo a terceira a menor, para que não atrapalhe a segunda dobra, seu formato fechado fica com as medidas de 10x20cm.
O formato aberto consiste no folder em seu maior formato, ou seja, desdobrado. Já o formato fechado é a forma dobrada do material, ou seja, a sua forma finalizada.Na área gráfica, chama-se de dobra o acabamento dado ao material que tem o intuito de mudar o seu formato. Por exemplo, uma folha A3 com uma dobra vertical central passa a ter o formato fechado de uma folha A4, conforme exemplo que segue.6.2 - Vinco
Chamamos de vinco um processo de pré-dobra, auxiliando e reforçando a dobra do material. O processo é mais indicado para papéis de altas gramaturas, que possuem uma resistência maior e podem “quebrar” com a dobra. Por exemplo, um papelão ao ser dobrado “quebra”. Geralmente, papéis a partir de uma gramatura de 200g precisam ser vincados.